Tem gente que não conhecemos pessoalmente, entretanto, gostamos das histórias delas. Elas não sabem, porém nos conquistaram por sua simpatia, palavras ou atitudes. Neemias é um destes irmãos que está com o Senhor, e que me impressiona profundamente por sua atitude diante da resposta de Hanani a sua pergunta a respeito dos habitantes de Jerusalém.
Gosto dele porque ele está preocupado com o seu povo. Seu olhar não é só para seu umbigo.
Gosto dele porque diante do que o entristeceu ele sentou na presença de Deus, e para Deus, ele lamentou. O texto nos diz que ele fez isto por vários dias (Neemias 1:4).
Por vezes ou quem sabe na maioria das vezes, diante de uma notícia ruim corremos a falar para as pessoas, a criticar, a lamentar o absurdo do que as pessoas fazem para outras pessoas. Mas, Neemias não, ele correu para Deus, ele sentou para falar com Deus.
Gosto de Neemias porque preciso aprender com ele ir para a presença de Deus, quando ouvir as respostas das perguntas que faço, principalmente as que trago em relação ao nosso país, que dia a dia, nos deixam estarrecidos por causa da vergonhosa corrupção que está presente em todo o sistema político, econômico, social e cultural.
Gosto dele porque sua história me ensina que na presença de Deus existe a possibilidade de restauração, e, quem sabe, até mesmo de me levantar para começar a reconstruir nosso país, como ele usou Neemias para reconstruir Jerusalém.
Gosto de Neemias. Ele é um homem comum, mas que descobriu o caminho para ser usado por Deus, e fazer a diferença em sua nação. Mas, me pergunto, será que Deus achará um pouco de Neemias em mim?