segunda-feira, dezembro 04, 2017

O Fariseu no altar - Lucas 18: 9-14


O Fariseu foi ao templo para orar, e subiu ao altar. Era hora de fazer suas orações. Seu coração estava feliz. Acreditava ter conseguido cumprir com todos os mandamentos da sua religião. 
Mas, no altar, pensando tudo compreender sobre o seu Deus, de olhos abertos ficou a observar quem entrava no templo. E ao ver o Publicano, foi tomado por indignação. Afinal, aquele era ladrão e traia o seu povo. Pensando ser um pecador incorrigível, o desprezou em seu coração.
O Fariseu, era mesmo gente boa. Conseguia ser o que acreditava. Tinha foco. Cumpria seus deveres diante da sociedade de tal forma que despertava admiração por sua disciplina. E o seu zelo para com as coisa religiosas, era reconhecido por todos da sua sinagoga. 


Ele não rouba, não adultera, não é corrupto, e ainda jejua duas vezes por semana, e dá o dízimo de tudo quanto ganha. Ele é mesmo uma pessoa que busca fazer tudo o que acredita estar certo. E ainda parecia agradecer a Deus por conseguir. 
Mas, diz o texto que embora estava no altar, crendo falar com Deus,  tudo o que conseguiu foi falar consigo mesmo. 
E nós sabemos que na verdade, este Fariseu, era agradecido a ele mesmo. Acreditava ser o que era, e conseguir cumprir o que cumpria, por suas próprias forças. Sua religião era mantida pela falsa ideia de que era capaz de agradar a Deus. 
A verdade é que os humanos se impressionam com atitudes corretas, com disciplina, com gente que confia em si mesmo. Mas, o Deus da bíblia se impressiona com gente que bate em seu peito pedido misericórdia, que não ousa subir ao altar e nem seus olhos se ergue em sua presença, por causa da consciência de que é um pecador. 
O Fariseu não compreendia que ser diante de Deus, é diferente de ser diante dos homens. Diante de Deus ninguém é, sem ser lavado pelo sangue vertido na cruz do calvário por Jesus Cristo. Não importa o que fazemos, nada é capaz de satisfazer a justiça de Deus. 
A verdade é que todos nós somos publicanos. Em algum momento ferimos seus mandamentos. Negociamos valores importantes. Quebramos a ética coletiva a nosso favor.

E que bom é saber que para os publicanos arrependidos que clamam por misericórdia, Deus ouve suas orações, e os tornam justos.
Uma bom semana  a todos.