segunda-feira, outubro 29, 2018

As crônicas da academia – A receita do chato



Se você quiser ser uma pessoa chata, a receita é simples: Seja murmurador.
Entretanto, é muito desagradável estar com quem reclama o tempo todo. Tais pessoas tornam qualquer ambiente pesado, sendo capazes de provocar mal-estar e aversão nos que estão ao seu redor. Confesso que sinto pena dos Coaches quando os reclamadores estão no Box, eles são irritantes.
Uma coisa é reconhecer que o exercício é difícil de executar, outra coisa é ficar afirmando o tempo todo, “eu não dou conta, este exercício é difícil demais, nunca vou conseguir fazer, não gosto deste ou daquele exercício”.
De acordo com a neurociência, quando emitimos palavras negativas constantemente aumentamos o nível de estresse, fazendo com que os processos de lógica e raciocínio no cérebro sejam inibidos, afetando a sua funcionalidade normal. O que significa que ao reclamar no Box roubamos de nós mesmos a capacidade de raciocino que nos ajudam a executar os exercícios de forma correta. Em harmonia com a neurociência estão as palavras de Salomão, ao nos dizer que: “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”. Em outras palavras, o que falamos pode produzir boas e más emoções, nos ajuda a construir ou destruir a vida. Portanto, não subestime suas palavras.
Quando cheguei na SKill Box me apaixonei pela corda. Sempre que via alguém subindo e descendo com facilidade eu me perguntava: Darei conta algum dia? Ao falar disso com a Márcia, ela me disse que o segredo estava em prender os pés, desde então, passei afirmar para mim mesma que iria um dia conseguir. Para quem chegou aos 46 anos sem nenhum equilíbrio e pouca força, parecia um sonho distante, todavia, na medida em que afirmava que eu iria conseguir, fiquei motivada a persistir. Quando completei sete meses no Box, subi pela primeira vez, e estou em festa por isto até hoje.
Portanto, se você chegou na Skill Box, se matriculou, então não duvide, você pode! Seja positivo em suas palavras, pois assim se fortalecerá para seus objetivos, manterá o ambiente agradável e conquistará a simpatia desta querida família.
Agindo assim, você e eu manteremos a chatice bem longe.
Roseli de Araújo
Psicóloga clínica