quarta-feira, outubro 10, 2018

Sou quem eu quero ser? – Vencendo a autossabotagem



Sendo a procrastinação um dos sustentadores do comportamento sabotador, só nos tornamos quem desejamos se decidirmos vencê-la.
Rita Emmett nos diz que “protelar causa estresse, doenças e baixa-estima”. Isto ocorre porque na medida em que você não faz o que precisa ser feito para hoje, se torna uma pessoa sem realização, além é claro de viver uma vida sem organização.
Para vencer este mal de procrastinar precisamos compreender que ela foi um hábito que adquirimos ao longo do caminho, e como tal pode ser mudado. Também é necessário perder o medo de fracassar.
Importante considerar que o medo é mesmo um vilão o qual devemos ficar de olho, afinal, tem potencial para roubar nossos sonhos. Nem sempre é possível detectá-lo ou assumir que ele está presente, entretanto, desconfie sempre daquela ideia do “eu não dou conta”. Diante de algo que precisa e queira fazer pergunte-se: Como não dou conta de algo se não tentei muitas vezes?
Ninguém nasce sabendo, vamos aprendendo ao longo do caminho, mas infelizmente, em alguma curva sinuosa, vamos deixando esta verdade para trás, e nos esquecemos que os vencedores não são pessoas que não erraram, são pessoas que não desistiram de fazer o que se propôs. Thomas Edson disse que aprendeu 100 maneiras erradas de construir uma lâmpada, realizando seu intento depois de todas estas tentativas. E entra para a história da humanidade contribuindo com o dia a dia de milhares de pessoas no mundo. Porém, seu sucesso ocorreu porque viu no erro um caminho e não um fracasso.
Deixando a crença de que é procrastinação faz parte da sua personalidade e o medo de fracassar, pegue uma caneta, uma folha de papel e prepare uma lista de coisas que pretende fazer, entretanto, tem adiado. Se tiver dificuldade, ande pela sua casa, seu ambiente de trabalho, veja os armários sem pressa.
Esta lista deve conter tudo que dever ser “verificado, devolvido, consertado, substituído, jogado fora, terminado, lavado, esvaziado, removido, limpo, organizado, retirado, modificado, pintado e comprado”2. Acrescente nesta lista o que um dia deixou de lado, mas que sempre quis fazer, como por exemplo: Uma viagem, um curso.
Coloque sua lista em algum lugar onde será sempre visualizada, lendo pelo menos uma vez por dia.
Para você ser quem deseja ser é preciso estabelecer suas prioridades a partir desta lista. 
Como fazer isto?
 Semana que vem conversamos.
Roseli de Araújo
Psicóloga clínica