quarta-feira, agosto 05, 2020

Série – Vendo Jesus em Marcos – Jesus, super herói?


Olá amigos do blog, eu retorno hoje com esta série sobre a pessoa de Jesus Cristo. Toda quarta, estarei postando um texto.
Enquanto leio o livro de Marcos, me dou conta que o Jesus deste Evangelho guarda uma beleza e um mistério. Sua beleza, aos meus olhos, esta no fato de ser alguém que se importou de verdade com os seres humanos; Seu mistério está na sua afirmação de que Ele é Deus que se fez homem. O livro de Marcos me levou a uma viagem que estarei compartilhando com vocês.  Para melhor compreensão, no início de cada texto, estará o texto bíblico.
Se quiser saber como está sendo a viagem, vai ser bom ter a sua companhia.
Marcos 1:1-8
1 Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.2 Conforme está escrito no profeta Isaías: "Enviarei a tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho3. “Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ".4 Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.5 A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.6 João vestia roupas feitas de pêlos de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre.7 E esta era a sua mensagem: "Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.
8  Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo".

Fiquei pensando, assistindo aos vingadores que a forma que Jesus veio a este mundo é tão espetacular ou mais do que os efeitos especiais de qualquer filme de super heróis, só que de um jeito inverso. Deixe-me explicar.
Os super-heróis da TV são conhecidos por manifestar todo o poder que possuem e não por desconsiderá-lo. Jesus, ao contrário, sendo Deus, não usou do seu poder para se tornar conhecido pelos homens. Antes, diz Paulo em Filipenses, Ele assumiu forma de servo, se tornou humano, se humilhou e foi obediente até a morte e morte de Cruz. Algo realmente inimaginável para qualquer mente humana.
É claro que Ele, depois que venceu a morte, foi exaltado e recebeu o nome que está acima de todo nome, tornando-se o mais poderoso, a quem todo joelho se dobrará1, até os criadores dos amados super-heróis.
Para completar a história, Ele escolheu como estratégia de marketing, antes de sua chegada, o peculiar João Batista, que vestia peles de camelo e comia gafanhoto e mel silvestre, para anunciar no deserto (um lugar nada promissor) a sua vinda a esse planeta. É mesmo um filme sem precedentes. Contudo, foi assim realizado o anúncio deste Deus que se fez homem.
Ele veio inaugurar um reino, cujos valores só podem ser compreendidos e vividos, por aqueles que já receberam a revelação de que Ele é o Senhor da história.
E os que nele creram, já estão de joelhos dobrados, confessando-o como o Senhor de suas vidas. Eles sabem que nenhum super-herói criado em nossos filmes de ficção podem superar o seu imenso e eterno poder.
A Ele toda honra e toda glória.

Roseli de Araújo
Escritora e Psicóloga

Referência:
1.    Filipenses 2:10;
2.    Evangelho de João 1:12.