Eu adoro procurar o significado das palavras que são comuns no meu dia a dia. Normalmente percebo que elas, as palavras que se tornaram comuns, perderam para mim, na maioria das vezes, a beleza do que elas de fato significam.
Hoje acordei com a palavra presença em meu coração batendo forte. A sensação que tenho é que estar presente é tudo que precisamos neste mundo pós moderno.
Presença
substantivo feminino
- 1.fato de (algo ou alguém) estar em algum lugar; comparecimento.
"sua p. na festa nos surpreendeu" - 2.fato de (algo ou alguém) existir em algum lugar; existência.
"a p. do Homem na América é muito mais antiga do que se imaginava"
Porém, estar e existir em algum lugar não é mais uma tarefa fácil. E, nas coisas que se tornaram corriqueiras como o uso do celular, é necessário um esforço descomunal para deixá-lo de lado, e ouvir quem está a mesa. Encantar-se pela imagem vista dos objetos concretos, e que nossas mãos alcançam, enquanto a imagem do mundo on line persistentemente nos roubam a cena, é tão desafiador como foi para Davi enfrentar Golias, (exagero é claro da escritora rsrsrsrs...).
A verdade é que estar presente, realidade antes tão corriqueira, agora é uma descoberta, um diferencial, um artigo de luxo no dia a dia da vida.
E, vamos experimentando cada vez mais a sensação de ocupar dois lugares, de não sabermos bem onde estamos, e também de não saber qual é o lugar que existimos de fato. Onde o virtual invisivelmente avança, mais visível vai ficando a solidão do outro e de nós mesmos.
Talvez por isso a promessa de Jesus encanta seus seguidores. Ele diz: "Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20). Ele ninguém pode deter, Ele é mais forte do que esse inimigo virtual que nos rouba as relações que tanto precisamos. E, em nome dEle, nós podemos aprender a vencer a ausência dos outros e de nós mesmos. E, se assim for, seremos considerados herois como foi Davi. E isso não é exagero... rsrs.