Sou quem eu quero ser? Estabelecendo as prioridades
A vida é um caixa de surpresa. Por vezes somos surpreendidos por eventos que alteram todo a nossa rotina, outras vezes o volume de atividades aumenta e ficamos sobrecarregados, nestes momentos ter claro quais são as nossas prioridades nos ajuda a manter o foco.
A lista do que precisa ser feito pode ser um farol a nos apontar a direção do objetivo que tínhamos estabelecido. Sempre que perceber que sua vida está desorganizada ou desorganizando-se, refaça sua lista. Ela lhe dará norte para ter uma agenda. Sem uma agenda definida seremos um barco a deriva neste bravio mar que é a vida.
Se com uma agenda definida corremos o risco de nos perder e distrair do nosso foco, sem ela é certo que viveremos uma vida sem realizar o que desejamos e pior do que isto, frustrados, tantas vezes deprimidos e com baixa estima.
A falta de agenda e a procrastinação pode gerar em nós o sentimento de que não podemos confiar em nós mesmos. De que ser organizado é para o outro e o sucesso é para os mais dotados.
Nunca me esquecerei da fala de uma professora que nos dava aula de testes psicológicos quando percebeu que muitos alunos ficaram frustrados com o resultado do teste de inteligência, que indicava que eles tinham um QI - Quociente de inteligência – médio. Frente ao questionamento de muitos, disse: “Vocês não imaginam onde pode chegar uma pessoa com quociente de inteligência médio, devido a dificuldade em algumas áreas, eles têm que focar e quando conseguem são os que mais se sobressaem”
Neste dia, aprendi que o problema não esta no quociente de inteligência, pois seja ele qual for, o que nos fará alcançar nossos objetivos, é o uso disciplinado da inteligência que temos. Se está com uma vida sem nenhuma agenda, pode ter certeza que você tem desprezado a capacidade que bondosamente recebeu de Deus.
Por esta razão, deixe de desculpas e faça sua lista.
O próximo passo é estabelecer seus objetivos imediatos - aquilo que pretende fazer logo, seus objetivos de médio prazo- que pode ser realizado em uma semana ou meses, e seus objetivos a longo prazo – algo que pode levar anos.
Olhando a lista que fez e definidos os seus objetivos imediatos, médio e a longo prazo, é preciso escolher cinco dentre seus objetivos imediatos para executar primeiro. Escolha também dois objetivos a médio e longo prazo.
Você terá até a próxima semana para pensar seus objetivos e fazer sua lista. Eu seguirei na quarta com as dicas.
Aguardo você.
Roseli de Araújo