sexta-feira, agosto 31, 2018

As crônicas da academia – Tem pessoas que deixam saudade, e o Pedro é uma delas



Pedro
Em se tratando de pessoas, tem aquelas que quando vão embora deixam uma saudade danada.
Quem conviveu com o Pedro sabe que não tem jeito de não sentir saudade... A turma que começou a Skill Box que o diga.
Sedentária por muito tempo, não me faltou dores quando comecei o crossfit. Pés, tornozelos, cotovelos e joelhos reclamavam muito na execução de alguns exercícios no primeiro e segundo mês. E afirmo sem nenhuma dúvida, se não fosse o olhar detalhista e generoso do Pedro eu não teria dado conta.
Certa vez Pedro me perguntou o tempo que eu passava sentada, e ao saber que escrevia pela manhã e atendia o consultório à tarde, ele me colocou para fazer todos os dias liberação dos pés, sugerindo-me treinar descalça, então as dores passaram.
Ao ver minha dificuldade em esticar o cotovelo, me ensinou um exercício de alongamento do braço segurando o polegar com os outros dedos, e minhas dores nesta articulação foi embora.
O Pedro percebeu também que eu levantava sobrecarregando o joelho direito, e nunca me esqueço que me fez sentar e levantar, sentar e levantar por tantas vezes, até eu executar da forma correta e decorar o movimento, que sigo fazendo como ele ensinou até hoje, e os joelhos agradecem.
Quando meu joelho direito me levou ao ortopedista por causa das constantes dores, eu informei ao médico que não iria desistir do crossfit, mas, mesmo assim, ele me orientou ir apenas duas vezes por semana (naquela época ia de segunda a sexta), e no restante da semana fazer uma academia de musculação.
Pedro, Márcia e Rodrigo
Confesso meus amigos, eu nem conseguia me imaginar em outra academia, e naquele dia cheguei na Skill depois da consulta com a alma entristecida. Porém, Pedro me disse: “Nós organizaremos o movimento e você não precisa parar o treino”. Ufa, foi um alívio! Afinal, o crossfit me levou a espantar a bruxa da depressão, e eu não queria parar por nada.
Lembro-me sempre de tudo que ele me ensinou pacientemente, afinal, tem hora que ser coach de alguns alunos como a mim não é fácil rsrsrs... Eles explicam, demonstram, repetem e eu continuo fazendo errado (mesmo me esforçando pra fazer o correto rsrs...). Mas, além da paciência, seu olhar detalhista e generoso marcou minha jornada no crossfit.
Pedro seguiu o seu caminho. Atualmente está com sua academia em Vianápolis. E só não sinto certa inveja da galera a qual ele é coach hoje, porque o seu jeito está presente nos coaches da Skill Box. O Rodrigo até me lembra ele, mas é claro, deve ser por causa do olhar parecido deles.
Entretanto, uma coisa lamento em relação ao Pedro: O pouco tempo que tive oportunidade de conviver com ele na academia.

Ele tocou o nosso coração com seu jeito competente, generoso. Sinto saudade do abraço que pedia em nossa chegada ou saída da academia, contudo, a saudade é tatuagem a nos lembrar que o tempo compartilhado foi bom.  
Já fiz sete meses na Skill Box. Hoje, acompanho boa parte do treino, estou com mais equilíbrio, perdi oito quilo e consigo a façanha de subir a corda. A cada evolução por menor que seja que posso comemorar, eu dedico a você Pedro, sempre agradecida por tudo, afinal, nesta vida não chegamos em nenhum lugar sozinhos.
Espero e oro ao Pai: Que encontre bons companheiros em sua jornada. Que eles façam por você o que fez por mim, e assim, vença todos os seus obstáculos.
 Seja feliz!
Roseli de Araújo
Psicóloga clínica





1.      HSPU: é um exercício da ginástica olímpica em que ficamos na posição invertida sobre as mãos, em geral apoiado em uma parede, e partindo de uma posição travada de apoio, se eleva e abaixa o corpo flexionando os braços.