quarta-feira, maio 01, 2024

Um amigo preso, mas livre. Como?

https://www.jusbrasil.com.br/artigos/voce-ja-foi-a-um-presidio-um-relato-da-minha-primeira-experiencia-em-um-presidio/311734612


Tenho um amigo, que vou chamar de António, nome fictício, que foi preso sem ter cometido o crime o qual foi acusado. Foi absolvido na primeira instância por falta de provas. Porém, o advogado de acusação recorreu, e o seu advogado perdeu o tempo da defesa, e ele foi sentenciado a mais de 9 anos de prisão.

Ao saber vivi um misto de raiva e tristeza pela injustiça. Pois, de todos os ambientes que julgo terrível, presídio me parece um dos mais tenebrosos.

Um dia orando pela sua vida e de sua esposa, senti em meu coração que deveria escrever para ele. E assim fiz. Ele me respondeu por meio da sua esposa. 

Ao ler sua carta fiquei surpreendida e, ao mesmo tempo, envergonhada. Pensei que encontraria alguém amargurado e emocionalmente quebrado. Mas, veja o que ele me respondeu: 

'Como amei sua carta, é como degustar de uma comida refinada que alimenta a alma... E as palavras são como abraços que faz sentir o afeto e o carinho de uma amizade tão sincera que constrange o coração. Poder me comunicar com você e seu marido é um privilégio incomparável. Aqui o deserto de afeto e carinho é tão grande que receber uma carta, uma visita, tem grande significado, que não tenho palavras para expressar. Aqui é Deus que faz a diferença cada dia me fortalecendo para enfrentar o dia a dia e vencer, sem desfalecer na alma. Sei que tudo isso vai passar, e só vai restar o testemunho dos cuidados de Deus. Depois de tudo que vivi com Deus e presenciei, a minha fé está firmada e minha alma convicta que no final é vitória em nome de Jesus Cristo. E todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito. E os propósitos de Deus são sempre para melhor e nunca para pior, ainda que hoje não entendemos, o amanhã vai trazer clareza, e vamos glorificar a Deus´.

Meus queridos amigos, estas são as palavras de um homem preso injustamente.

Ele segue: `As palavras que eu falo não são palavras ao vento, mas que sai do coração. O salmista diz no salmo 45 que de boas palavras transborda o meu coração e a minha língua é a pena de um habilidoso escritor. E a bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. Minha irmã, em breve estaremos juntos, para glória de Deus.  Que Deus abençoe você e seu marido e continue acrescentando em suas vidas. A única coisa que eu posso falar é gratidão. A minha saúde esta estável e estou passando por um cardiologista que é muito bom, e esta me dando toda atenção. O pior já passou, em nome de Jesus estou caminhando para vitória e reta final`. Ao finalizar a carta me pediu para dar atenção para sua esposa.

Sua esposa me contou que ele não para de pregar no presídio. Lá, tem ganhado muitos homens para Jesus. 

Fico muito impressionada com sua postura. Ele não se sente vítima, mesmo sendo. Ele compreendeu quem é o Senhor da sua vida. Ele creu na soberania divina. E seu coração encontrou descanso em Deus.

Ao terminar de ler sua carta fiquei constrangida. Ela expôs minha fé. No primeiro momento, eu quis acreditar que Deus escolhe gente para ser mais espiritual. Mas, sei que isso não é verdade. A Palavra e o Espírito Santo foram dados a igreja - eu e você - que cremos em Jesus.

Somos nós que não vivemos a radicalidade da nossa fé, porque preferimos viver um evangelho customizado (customizar é fazer com que algo fique do jeito que a gente deseja). Um evangelho que obedecemos só o que nos interessa. Um evangelho de orações onde nossa busca é obter de Deus, o favor. Um evangelho sem cruz, onde não abrimos não de nada para servirmos ao Senhor, e ainda apresentamos nossas desculpas do trabalho, da família, e de tantas outras coisas... Hoje não temos tempo nem para ler a Palavra e a oração sempre pode esperar, (nem mesmo no domingo, nosso dia reservado para o Senhor).

E por isto, quando o sofrimento chega a nós, reclamamos. Ficamos ressentidos com o não de Deus. Falamos que Jesus é o Senhor, mas, por Ele, queremos ser o tempo todo servidos...

E por isto, nossa alma está sobrecarregada, ainda que Ele nos convide a vir até ele, para aprendermos a ter coração manso e humilde, e assim encontrarmos descanso para nossa alma. Nós preferimos carregar o fardo de termos direitos e do orgulho.

Li e reli sua carta. E minha conclusão é que meu amigo que está preso esta muito mais livre que eu e muitos irmãos amargurados e cansados que cruzo pelo caminho.

O meu amigo se rendeu ao Salvador e Senhor da sua vida. Ele desfruta de uma riqueza que riqueza nenhuma pode comprar. Ele tem paz e descanso. Suas cadeias não foram capazes de torná-lo, mais ou menos feliz. Ele descobriu que a paz e alegria não está na sua liberdade, no seu casamento, nos seus filhos, no seu trabalho, nos seus amigos, nos seus estudos. Ele compreendeu que tudo que precisa está tão somente em Deus.

Meu amigo preso esta livre como eu desejo esta.

E você?

Roseli de Araújo

Escritora e Psicóloga clínica

(62) 982385297