Oi gente, sigo falando sobre os Transtornos de Ansiedade. O tema de hoje é o Transtorno Obssessivo Compulsivo. O texto foi retirado do Blog Hipnose.
É caracterizado pela recorrência de pensamentos intrusivos acompanhados de compulsões mentais ou comportamentais.
As compulsões são atos repetitivos, excessivos, que comprometem a vida funcional do indivíduo, já que consomem muito tempo. São rituais mentais ou comportamentais executados para diminuir a ansiedade provocada pelas obsessões.
As obsessões são representadas por pensamentos, ideias ou imagens indesejadas, que invadem a mente do indivíduo com TOC de forma súbita, causando intensa ansiedade e aflição. A pessoa é incapaz de controlar ou banir tais pensamentos obsessivos.
- Exemplos de TOC
A prevalência do Transtorno Obsessivo Compulsivo é bem alta, a doença é mais comum do que parece e já acomete milhões de pessoas.
As obsessões mais comuns são relacionadas à limpeza, organização, medo de contaminação, dúvidas repetidas, impulsos de agressividade e pensamentos associados à sexualidade e religião.
As compulsões que se manifestam na maioria dos casos são:
- Mania excessiva de limpeza;
- Tomar banho ou lavar as mãos com frequência exagerada;
- Averiguar diversas vezes se executou determinada ação, como trancar a porta, apagar o fogo, desligar interruptores;
- Organizar o ambiente constantemente, respeitando ordem e simetria dos objetos;
- Rituais mentais que reduzem a aflição causada por pensamentos inaceitáveis e obsessivos, como a ideia de machucar um filho, por exemplo. https://hipnoseinstitute.org/transtornos-de-ansiedade/