sexta-feira, setembro 15, 2017

Cegos?


A escultura que representa a justiça de olhos vendados, frente ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, sempre me intrigou.



 Ao pesquisar descobri o porquê.

Ela foi esculpida por um mineiro chamado Alfredo Ceschiatti, e dá para ver pelo nome que é descendente de italiano. 
Inspirou-se na mitologia grega, na deusa Diké, filha de Têmis. Que em seu tempo poderia ter sido representada por um estátua de olhos abertos, segurando uma balança. Também, poderia ser representada por  sua mãe Têmis, com um só balança, ou com um vaso  em forma de chifre, que simbolizava riqueza, fertilidade, abundância. Tempos depois em Roma poderia ter sido representada por Ivtitia, outra deusa, que aparece de olhos vendados, sustentando uma balança, já com o fiel da balança ao meio. Nosso mineiro, no entanto, fez a estátua para representar a  nossa Justiça com vendas nos olhos, e uma espada sobre o colo.

Tendo o resultado da pesquisa em mãos, fiquei me perguntando porque Alfredo não a representou com os olhos abertos e com a balança, ou só com a balança, ou só como o vaso de chifre. Coisa de quem tem tempo, pode ter certeza.
Mas, tive a resposta do porquê a fez de olhos vendados, que é o que mais me intrigou.
Fiquei sabendo que a venda nos olhos da nossa estatua simboliza imparcialidade. Em outras palavras, significa que a justiça não faz acepção entre as pessoas que estão sendo julgadas. Fez sentido.  Acredito que justiça humana carece de venda para não ver os envolvidos numa demanda, e assim não tomar partido, decidindo o que é justo, seja quem for que estiver envolvido. No Brasil, onde a cultura do amigo prevalece sobre as filas e as regras impostas, a venda é mesmo necessária. Bom, está é a minha leitura, que certamente não é a do artista. Artista ver com outros olhos.
Agora como psicóloga, sei que no julgar dos humanos não há imparcialidade, os homens não são capazes de deixar de lado a sua subjetividade. Do ponto de vista psicológico, os homens são como a Justiça de venda nos olhos, porque são parciais. Decidem sempre para o melhor para eles. Os outros não enxergam. 
E a estatua do mineiro, fique bem claro, para mim, representa o estado psicológico dos nossos políticos. Um grupo de olhos vendados - cegos- para os outros cidadães brasileiros. 
Cegos para os outros, tornam a nação em escravos que sustentam seus luxos, enquanto mantém altos os impostos, modificam as leis trabalhistas, roubam os cofres públicos.
Cegos se tornaram insensíveis frente aos brasileiros que morrem nas filas dos hospitais; Frente nossas crianças sem futuro - sem educação; Frente a devastação da nossa floresta; Frente aos milhões de brasileiros que levantam cedo e com sangue - não o suor - ganham o pão ... Duros tanto quanto a estátua  construída de granito na frente do Supremo Tribunal Federal. 
Fico pensando. Eles estão lá. Sentados sem nenhum movimento de justiça para com o mais o pobre, mas, a espada da corrupção, oprimindo o povo brasileiro, está sobre o colo.

Mas, Deus é reto juiz. Enquanto a justiça humana precisa tampar os olhos, o Deus da justiça contempla a terra e seus olhos estão sobre os maus e os bons.(Provérbio 15:3)
Por esta razão eu oro. Eu acredito que há esperança para este nosso Brasil.
I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário