terça-feira, setembro 10, 2019

As consequências do orgulho na vida da igreja – O primeiro conselho de Jesus para nos livrar da arrogância



A autossuficiência de Laodicéia e a confiança em suas riquezas fizeram com que perdessem a visão correta de si mesma. ‘Nada precisavam’1, pensavam. Contudo, Jesus estava ‘ a bater na porta’2, do lado de fora da igreja.
Tal era a sua arrogância que não foram capazes de perceber que embora estivessem reunidos em seu nome, Jesus não estava dentro dela – entre eles.
            Jesus então dá três conselhos:
O primeiro, ‘compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico3.
          Os laodicenses tinham um grande poder de compra. Viviam em uma cidade que era rota comercial. Os produtos vinham de longe. Além de serem os produtores da lã mais cara da época, estavam sempre diante de novos produtos.
            A despensa deles era farta do necessário e seus guarda-roupas e armários das novidades da época.
Sabemos que comprar é algo pró-ativo. Demanda tempo, conhecimento do produto, pesquisa de preço e pensar na melhor estratégia de pagamento. E a compra para suprir a necessidade precisa ser feita com um bom planejamento, o que eles seguramente faziam bem.

Para não terem falta de nada e ainda estarem abastados, possuíam também uma poupança gorda e aplicações em vários outros rendimentos. Se vivessem em nossos tempos tinham investimentos em ações, no tesouro direito, LCI e LCA, CDB e outros.

E Jesus os chama para continuar fazendo o que eles sabem fazer bem, comprar. Todavia, comprar dEle. Para atraí-los Jesus apresenta seu ouro refinado pelo fogo.
O fogo é quem tira a presença de outras substâncias e impurezas, logo, vale mais, muito mais do o ouro que estavam comprando.
 O que Jesus está dizendo em outras palavras, é que eles pensavam estar fazendo boas compras, bons investimentos, contudo, o ouro deles os contaminava ao produzir a crença de terem tudo enquanto Jesus estava do lado de fora.
Os membros da igreja de Laodiceia tão entretidos estavam com o quanto – suas riquezas, que deixaram o quem – o Senhor Jesus, assumindo a crença que ter é mais importante do que ser (como podem ver o que vivemos hoje é um velho sofisma).
Jesus os orienta a comprar da fonte certa: Comprar dEle. A fonte na qual eles compravam não era suficiente para produzir neles a vida abundante que acreditavam ter.
Os membros da igreja de Laodicéia se tornaram aos olhos de Jesus miseráveis. Não o miserável que provoca compaixão nEle, mas o miserável que provoca mal-estar.
E assim ocorre comigo e com você todas as vezes que medimos nossa vida pelo quanto - nossas riquezas: família, títulos, bens, ao invés do quem - O Senhor Jesus, sua presença em nós.
            Até semana que vem e veremos o segundo conselho.
Roseli de Araújo
Escritora e psicóloga clínica
Referência
1.    Biblia NVI. Apocalipse 3:17
2.    Bíblia NVI. Apocalipse3:20




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário