quarta-feira, setembro 25, 2019

As consequências do orgulho na vida da igreja – O terceiro conselho de Jesus para nos livrar da autossuficiência



         ‘Compre de mim colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar’1, é o terceiro e último conselho de Jesus para a igreja que vivia em Laodicéia, e tão difícil de compreender quanto o primeiro e o segundo.
A cidade era famosa pela medicina oftalmológica por causa da descoberta de um colírio, contudo, os membros desta igreja tinham uma cegueira que só o colírio de Jesus poderia resolver.
É mesmo impressionante a diferença dos olhares.
As visões que tinham sobre si mesmo em nada se assemelhavam a descrição feita por Jesus. Retratados por Ele como miseráveis, pobres, cegos e nus, se viam ricos e sem nenhuma necessidade.
         Para Jesus, o que eles precisavam enxergar?
O texto nos dá a resposta: A autossuficiência que dominava seus corações.
Diz o escritor de Gênesis2 que Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus, e colocado no Jardim do Éden para reger, a partir dele toda a terra. Dos muitos atributos que recebeu de Deus, dentre eles, Adão recebeu a capacidade de exercer a sua vontade – fazer escolhas.  Para que pudesse exercê-la em toda sua plenitude, a única coisa exigida de Adão foi não comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, o qual lhe foi avisado que se dele comesse, morreria2.
         Ao dar essa ordem à Adão, Deus o coloca na possibilidade de exercer sua vontade na relação com Ele através da confiança em sua Palavra.
         É importante ressaltar que pela sua Palavra Deus criou o universo3 e por sua Palavra Deus sustenta todas as coisas3. Logo, a relação entre Ele e Adão também tinha como estrutura, fundamento e ambiente, a sua Palavra.
         Entretanto, ao ser apresentado à Adão outra palavra - a palavra da serpente - Adão se encanta com o fruto do conhecimento do bem e do mal, e também com a possibilidade de ser igual a Deus. Todavia, ao concordar com a serpente e comer do fruto, Adão despreza a Palavra dada por Deus.
 Assim estava a igreja de Laodicéia. Encantada com sua riqueza e a segurança que julgavam que ela proporcionava, desprezava a Palavra de Deus – O Verbo – Jesus. Ele mesmo é quem nos informa que está do lado de fora da igreja e não dentro.
Ao deixar de ver o pecado da autossuficiência, passaram a alimentar em suas vidas a confiança nas riquezas, e estavam perdendo a oportunidade de desfrutar da maior riqueza dada à igreja, ‘Cristo neles, a esperança da glória’4.
Contudo, Jesus insiste para que percebam o que estão fazendo. Ele diz: Repreendo e disciplino aqueles que amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se5.
Creio que o desafio de Jesus na igreja de Laodicéia é estendido a todos que se denominam cristão hoje. Devemos nos arrepender da confiança que temos depositado no dinheiro, bens, títulos, conhecimentos, beleza, pessoas – marido, filhos, pais, irmãos, amigos, etc. A Palavra é o instrumento de Deus para sustentar todas as coisas. Ela é o único fundamento da vida cristã e só nela podemos colocar a nossa confiança.
Roseli de Araújo
Escritora e psicóloga clínica
Referencia:
1.   Apocalipse 3:18 (NVI);
2.   Gênesis 1,2,3;
3.   Hebreus 1:3;
4.   Colossenses 1:27;
5.   Apocalipse 3:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário