quarta-feira, outubro 02, 2019

As consequências do orgulho na vida da igreja – O que fazer para deixar o orgulho



‘Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo’.Apocalipse 3:10-20


O amor de Jesus é diferente do amor dos seres humanos. Ele faz o necessário por aqueles que Ele ama. Se eles precisam de repreensão e disciplina, então, Jesus não se faz de rogado, repreende e disciplina.
Em nossos dias, as palavras de repreensão e a disciplina não são bem-vindas. Temos uma geração de pais que acreditam que não podem traumatizar seus filhos em nome do amor, e os poupam da repreensão - educação, tão necessária para a vida em sociedade. Então, o caos se instala. Sem disciplina os homens ficam perdidos, sem foco, sem direção.
E assim estavam os laodicenses. Eles tinham se perdido da verdadeira proposta do evangelho. Haviam deixado de olhar para Cristo por acreditarem estarem seguros em suas riquezas.
Jesus não os poupa. Ele os quer de volta. Ele deseja estar a mesa com os laodicenses. Contudo, para isso há uma condição, Laodicéia tinha que ser diligente e arrepender-se.
Para quem acreditava ter conquistado tudo, ter que ser diligente em alguma coisa talvez não fizesse muito sentido. Entretanto, o contexto nos esclarece o que Jesus quer dizer com diligencia. Ele diz: ‘Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo’.
Jesus não diz se alguém ouvir a batida da porta, mas ‘se ouvir a minha voz’. Fica claro que na medida em que os laodicenses foram alimentando a autossuficiência, foram perdendo a capacidade de ouvi-lo.
Que coisa terrível. Que cena estranha. O Senhor do universo não sendo ouvido por aqueles que Ele deu a sua vida.

Entretanto, Ele segue fiel em seu amor. Ele os fere em sua vaidade ao dizer que eles são miseráveis, pobres, cegos e nus. Porém, Ele bate à porta. Ele deseja sentar novamente a mesa com os laodicenses e cear com eles.
A condição para os laodicenses é de voltar os olhos para a Palavra e arrepender-se. Sem ouvir a Palavra não há como o arrependimento brotar, mas no ouvir a Palavra, a fé vem2. Qual era fé que eles precisavam resgatar?
A fé que só em Cristo reside toda riqueza e toda plenitude. Só em Jesus podemos todas as coisas3. E sem Ele a igreja é miserável, pobre, cega e nua.

Referência:
1. Proverbios 27:6a
2. Romanos 10:17
3. João 15:3

4 comentários:

Obrigada pelo seu comentário