quinta-feira, abril 11, 2024

Quando o normal se torna tentação

 
                                                                                https://www.ccibbrasil.com.br/74-tentacao-tres-coisas-sobre-ela/

 Duas situações me incomodam: a primeira é quando vou entregar algo para um necessitado e as pessoas que doaram pedem para tirar foto. Sei que é um meio de transparência. Entendo as razões. A corrupção em nosso país tem raiz profunda. Os dias são maus, e cada vez mais pessoas se beneficiam de causas sociais. Todavia, fico pensando que se eu estivesse no lugar destas pessoas, não gostaria de ser exposta em minha necessidade.

A segunda, é quando sou obrigada a tirar fotos e postar o que faço para servir às pessoas em minhas redes sociais. Acho tudo muito cansativo e perigoso... Mas, o mundo virtual é uma realidade a qual não podemos negar. Temos que nele estar.

Tenho 52 anos, talvez, por ser de uma geração que conheceu a máquina de datilografia, ainda, dentro de mim, não encontrei um lugar confortável para tais práticas...

Porém, tenho certeza de que a maior parte deste desconforto nasce do que já sei de mim. Meu coração é geografia estranha, e nele, não posso confiar1. Ele pode me levar para longe de onde quero estar. E é tênue a linha que dividi a humildade sincera e minha tendência à vaidade. Sim, eu amo ser o centro da atenção, amo os elogios, amo os likes e os emojis que me dizem que sou especial. É claro que não acho errado receber atenção, elogios, likes e emojis. O problema é o que eles podem causar dentro de mim.

Nestes dias, em que a tentação de ser vista ficou alimentada por este mundo virtual, as palavras de Jesus me perturbam. Ele diz que não devo exercer a minha justiça diante dos homens para ser vista por eles, pois não terei galardão junto ao Pai celeste. Jesus também ensina que, ao dar esmola, não devo tocar trombeta como fazem os hipócritas, que buscam ser glorificados pelos homens, porque já terei recebido minha recompensa.  Jesus, ainda sobre este assunto, ensina que a mão esquerda deve ignorar o que faz direita, porque o Pai vê em secreto, e vai recompensar’2.

Sim, eu quero o que Deus me dará no futuro. Porém, agora, sei do desafio que carrego no peito.

O que me consola na minha inquietação, é a certeza de que ‘aquele que começou a boa obra em mim, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus’3.  Até lá, peço a Ele que me ajude a ficar alinhada com o coração do Pai.

Que eu jamais me esqueça de que cooperar no seu reino, só é possível a mim, porque Ele mesmo, em sua imensa graça, me escolheu, me capacita e me supri, para que eu possa servir aqueles a quem Ele ama.

A Ele, tão somente a Ele,  toda glória por nos amarmos tanto assim.

Roseli de Araújo

Escritora e psicóloga clínica online

  Contato: (62) 982385297

Referências: 

1. Jeremias 17:9

2. Mateus 6: 2-5

3. Filipenses 1:6





5 comentários:

  1. Esse texto é simplesmente maravilhoso, é uma reflexão! parabéns doutora! Deus te abençoe e continue te usando para o louvor e a glória Dele

    ResponderExcluir
  2. Muito boa reflexão parabéns Roseli que Deus continue te usando sempre .
    Luzirene

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário