quarta-feira, agosto 22, 2018

Sou quem eu quero ser? – Em qual fase do desenvolvimento humano estou?


Para compreender como me tornei a pessoa que sou, precisei ter respeito e coragem para conhecer a história dos meus pais, ainda que esta visita ao passado tenha sido uma jornada dura.
Entretanto, para saber se sou quem eu quero ser, é necessário calar a pressa e voltar o olhar para a rota que se faz dentro do coração.
O que torna esta viagem difícil e ao mesmo tempo fascinante, são as transformações diárias e sutis que sofremos no decorrer da vida.
Estas mudanças vão se somando e nos levando as diferentes fases que todo ser humano passa. Cada etapa do desenvolvimento guarda suas belezas e lutas, mas o esperado é que vivamos de acordo com a fase em que estamos.
A importância deste conhecimento reside no fato de que não corresponder a fase que se encontra pode produzir um descompasso na vida, afetando de forma negativa todas as relações e também as importantes escolhas, as quais nos são exigida.
Imagine uma criança preocupada em como pagar as contas do final de mês, ou um adolescente fazendo birra em um supermercado porque seu pai e mãe disse que não compraria o “Toddy”, ou um adulto esperando que seus pais paguem seu cartão crédito, ou idosos saudáveis que exigem atenção como se fossem bebês que nada dão conta.
Só seremos o que desejamos ser, se vivermos de acordo ao que é esperado de cada fase.  Por esta razão é importante identificarmos a fase em que nos encontramos, para sermos capazes de avaliarmos se desenvolvemos ou não.
Portanto, na semana que vem irei começar a descrever as fases do desenvolvimento humano, com o intento de que possa avaliar o seu desenvolvimento e também daqueles que o cercam.
Roseli de Araújo
Psicóloga clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário